Coloque a água em uma panela de cozimento a vapor e ferva. Pouco antes de ferver, adicione a canela e a folha de louro.
2
Coloque a sêmola em uma tigela e adicione aos poucos a farinha, o sal e 1/3 da água fervente.
3
Quando os ingredientes estiverem misturados, passe a mistura por uma paneira. Cerifique-se de partir grandes pedaços de sêmola que não passarem pela peneira. Os pedaços grandes não vão cozinhar uniformemente.
4
Cozinhe a mistura da sêmola no vapor por 15 minutos.
5
Retire a sêmola do vapor. Coloque em outra vasilha e mexa com um garfo para soltar.
6
Acrescente o óleo e o resto da água. O cuscuz deve ter uma textura úmida; se necessário, coloque mais água até conseguir a textura certa. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos.
7
Cozinhe a sêmola no vapor por mais 15 minutos. Retire do vapor e deixe descansar por uma segunda vez. Tudo isso pode ser feito com antecedência. Quando estiver pronto para servir, siga os próximos passos.
8
Coloque o cuscuz no vapor pela terceira vez, por mais 15 minutos. Depois disso, o cuscuz deverá estar totalmente cozido e pronto para mexer.
9
Sirva quente. O Cuscuz é um ótimo acompanhante para frango ou para vários pratos árabes. É também ótimo com pratos vegetarianos, e vai bem com berinjela.
Use esse truque simples para ter um cuscuz soltinho. A maioria das embalagens de cuscuz pronto vêm com instruções sobre como preparar. Essas instruções geralmente envolvem o vapor e são simples, nem sempre têm os melhores resultados. Experimente essa receita simples de fazer cuscuz:
2
Coloque em uma panela 3 xícaras de cuscuz. Tente cobrir todo o fundo da panela, que deve ser grande.
3
Ferva 4 1/2 xícaras de água.
4
Coloque sal e óleo na água fervente. Mexa até misturar.
5
Coloque com cuidado a água fervente na panela com o cuscuz.
6
Cubra a panela com plástico e espere 15 minutos.
7
Depois de 15 minutos, retire o plástico e mexa o cuscuz com um garfo para soltar.
8
Pronto.
Dicas
O cuscuz pode ser feito com antecedência. Se preferir, aqueça no vapor no dia seguinte para aproveitar a refeição.
Algumas pessoas gostam de colocar passas e frutas secas no cuscuz. Isso fica especialmente deliciosa se servido com cozido de carne.
Você pode saborear o cuscuz quente ou frio, puro ou temperado, do jeito que preferir.
No Receitas da Vida você enriquece o seu cardápio. Muitas receitas elaboradas e desenvolvidas afim de facilitar suas buscas. Lembrando que a receita é o segredo do seu sucesso. Inspire-se abuse da dedicação, toque e amor. Combine bem suas receitas elas podem ser a chave do seu negócio!